Começa na capital potiguar o maior evento de educação a distância do Brasil

A cerimônia de abertura do XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e do IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) ocorreu na noite desta terça-feira (20), no Praiamar Natal Hotel & Convention, e reuniu centenas de pessoas de várias partes do Brasil e do mundo.

Em seu pronunciamento, a Coordenadora geral do ESUD 2018 e Secretária de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Carmem Rêgo, falou sobre os avanços na educação a distância no âmbito da UFRN e a oportunidade de discutir a educação mediada por tecnologias.

A reitora da UFRN, Ângela Paiva, citou os avanços da instituição de ensino ao longo dos anos, com destaque especial para a modalidade de educação a distância. Ela colocou a universidade à disposição dos congressistas para que eles conheçam as instalações e os projetos desenvolvidos pela UFRN.

O presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede), Alexandre Martins, agradeceu a acolhida da UFRN. Ele fez ainda um breve relato sobre o histórico da UniRede, que completa 20 anos de apoio às atividades da EaD em todo o país. Os eventos simultâneos realizados em Natal marcam as comemorações dos 60 anos da UFRN e dos 15 anos da Secretaria de Educação a Distância da UFRN.

A noite de abertura foi prestigiada pelo reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes; e pelo reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Willys Farkat Tabosa; além de dirigentes da Universidade Aberta do Brasil, da CAPES e de instituições de ensino da Irlanda, do Canadá, de Portugal, da Nigéria, da Angola e do Japão.

A conferência de abertura foi ministrada pelo reitor da Universidade de Athabasca, no Canadá, Neil Fassina, que falou sobre a construção de conexões para a consolidação na Cultura Digital na área da educação.

A programação dos eventos se estenderá até a próxima sexta-feira (23) e poderá ser consultada no site do ESUD 2018: <www.esud2018.ufrn.br>.