Evento

O XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e o IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede), serão realizados no período de 20 a 23 de novembro de 2018. Os referidos eventos serão sediados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Central, localizado na Cidade do Natal, Estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do Brasil.

Quais os caminhos da aprendizagem e do conhecimento permeado por uma cultura digital? Quais os saberes necessários à educação do futuro? Esses são alguns dos questionamentos que nortearão as discussões no evento, cujo tema é Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital.

Na sociedade em que o virtual se torna real, o ambiente educacional tem dificuldades de acompanhar seus ritmos, na medida em que está imerso em resistências, desconhecimentos e indefinições técnicas, teóricas, práticas e de acesso. Esses cenários não impedem o despertar do desejo e do exercício de uma educação mais rizomática ou de uma organização do conhecimento em árvore, como sugerido por Pierre Lévy (1998). O termo Ecologia Cognitiva, apresentado pelo filósofo francês na obra Tecnologias da Inteligência (1998), pressupõe uma nova dinâmica de relações, pautada em novas formas de aprendizado, de pensamento e de conhecimento.

Passadas duas décadas da referida publicação, constata-se que estamos cada vez mais imersos numa sociedade permeada pela cultura digital. Cabe ressaltar que, embora seja verdade que estejamos imersos em um mundo informacional e tecnológico, as possibilidades de aprendizagem e avaliação ainda apresentam um descompasso entre a potência do recurso, a sua utilização e a habilidade e competência para explorá-lo.

O ESUD 2018 congregará palestrantes nacionais e internacionais, pesquisadores, professores, alunos, tutores e demais interessados no tema, constituindo-se num espaço privilegiado de discussões, reflexões, troca de saberes, interconexão de experiências vivenciadas em diferentes contextos e realidades, na busca de uma nova ecologia para uma sociedade permeada pela cultura digital.