Chamada e Submissão de trabalhos

Comitê Científico

A Associação Universidade em Rede (UniRede) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) convidam para a submissão de trabalhos ao XVº Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância e ao IV Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD), que acontecerão de 20 a 23 de novembro de 2018, em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Quais os caminhos da aprendizagem e da produção de conhecimento permeados por uma cultura digital? Quais os saberes necessários à educação do futuro? Esses são alguns dos questionamentos que nortearão as discussões no evento, cujo tema é Educação em rede: construindo uma ecologia para a cultura digital.

O evento receberá submissões de trabalhos científicos inéditos e de relevância acadêmica, nos formatos de artigo acadêmico e de relato de experiência, conforme cronograma de datas,buscando-se vinculação teórico-prática com a proposição de uma educação em rede arquitetada a partir de uma ecologia para a cultura digital, privilegiando pesquisas em torno dos seguintes percursos temáticos:

Trilha Temática I – Políticas públicas, institucionalização e gestão

    • Políticas públicas: estratégias, formulação, implantação e avaliação;
    • Institucionalização de modelos educativos.
    • Fundamentos, tipologias e processos de gestão institucional, pedagógica e tecnológica.

Trilha Temática II – Práticas pedagógicas, avaliação e permanência

  • Concepções teórico-metodológicas sobre processos educacionais, tecnológicos e avaliativos;
  • Trajetórias individuais e a personalização do ensino em ambientes virtuais;
  • Produção estética dos estudantes da educação a distância na cultura digital;
  • Experiências e estratégias relacionadas à permanência na modalidade a distância.

Trilha Temática III – Tecnologias, mediação e processos formativos na cultura digital

  • Mídias e suportes tecnológicos (Recursos Educacionais Abertos, Objetos de Aprendizagem, MOOC, jogos, laboratórios virtuais, conexões de ambientes virtuais formais e informais, tecnologias de acessibilidade e inclusão);
  • Processos de mediação e midiatização pedagógica;
  • Processos formativos de pessoal (equipes multidisciplinares, docentes, autores, tutores, gestores etc.)
  • Concepção, produção, adaptação e avaliação de materiais didáticos.

Trilha Temática IV – Redes de aprendizagem e internacionalização 

  • Redes de compartilhamento e aprendizagem;
  • Acordos de cooperação institucionais, em âmbito nacional e internacional;
  • Programas e Cursos de Graduação e Pós Graduação em Rede.

Trilha Temática V – Epistemologias e fundamentos da pesquisa

  • Fundamentos teóricos, epistemológicos e metodológicos da educação a distância na cultura digital;
  • Produção de conhecimento científico centrado na educação a distância e nas novas tecnologias digitais da informação e comunicação;
  • Articulação entre ensino, aprendizagem e tecnologias;
  • Concepções de experiências e práticas bem-sucedidas e consolidadas em educação a distância. 

 

Processo de cadastramento, tipologia, formato e submissão dos trabalhos

 

1- Cadastramento no JEMS

  • Todos os autores devem estar com o cadastro atualizado no JEMS, pois a programação e os certificados serão emitidos conforme este cadastro (evitar duplicação de cadastro). Somente os autores cadastrados poderão apresentar os trabalhos.
  • Para se cadastrar no JEMS, acesse a página (https://jems.sbc.org.br).
  • Autor(es) deve(m) ser especificado(s) pelo email cadastrado no sistema, o ID do JEMS, ou pelo sobrenome. Se o autor já está cadastrado, deve acessar “Profile” e atualizar seus dados.
  • Manual do JEMS (https://jems.sbc.org.br/manual/index.php?page=Manual_do_JEMS).

2- Tipologias dos Trabalhos

  • São admissíveis apenas trabalhos completos, com um mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas. Os textos aprovados serão apresentados na forma de artigo acadêmico e relato de experiência, durante o Congresso, conforme submissão e aceite para publicação. Independentemente da forma de apresentação, os trabalhos serão publicados integralmente nos Anais do evento.
  • Os artigos podem ser submetidos em Português, Inglês ou Espanhol, devendo atender aos critérios de enquadramento em uma das modalidades descritas a seguir.
  • Artigos Acadêmicos – trabalhos de pesquisa originais, inéditos, que abordem questões relacionadas ou relevantes à Educação a Distância. O artigo deve apresentar: uma consistente definição de seu objeto de estudo; clareza no delineamento de seu referencial teórico e metodológico; revisão da literatura, envolvendo não somente a citação dos teóricos das linhas do pensamento educacional, mas de trabalhos recentes de pares, preferencialmente publicados em periódicos nacionais e internacionais, nos últimos cinco anos, bem como fontes bibliográficas.
  • Relatos de Experiência – relatos de experiência inéditos, que destaquem soluções originais para problemas críticos da Educação a Distância, ou descrição de desenvolvimento de programas inovadores e contemporâneos. Os textos encaminhados para essa modalidade devem apresentar uma descrição detalhada da experiência ou do programa desenvolvido, a proposta metodológica utilizada e uma reflexão teórica de análise e contextualização. Devem, ainda, abordar problemas críticos e desafiadores para a prática em Educação a Distância, apontando possíveis soluções. 

3- Formatação dos trabalhos

A formatação final dos trabalhos é de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os textos, tanto os submetidos como Artigo Acadêmico, quanto os submetidos como Relato de Experiência, devem seguir as orientações a seguir:

4- Submissão dos trabalhos

Todos os autores precisam estar cadastrados no sistema JEMS. Para a submissão, o nome dos autores não deve constar do arquivo PDF enviado para avaliação, o que ocorrerá somente após a aprovação, no envio da versão final. A identificação dos autores por qualquer razão impedirá a avaliação do texto.

  • Inserir o Título com ortografia normal, sem CAIXA ALTA.
  • Inserir o resumo em português e inglês.
  • Inserir pelo menos três palavras-chave, preferencialmente seguindo algum Thesaurus.
  • Selecionar corretamente o Tópico (PaperTopics) e a Trilha (Track). Cada trabalho só poderá ser submetido em uma trilha. Havendo duplicidade de submissão do mesmo artigo em mais de uma trilha, ele será excluído de todas as trilhas. Cada artigo será avaliado por dois pesquisadores com afinidades na área.
  • Selecionar corretamente a Categoria de seu artigo: Artigo Acadêmico ou Relato de Experiência, de acordo com orientações disponíveis no site.
  • Certificar-se de que o artigo está formatado de acordo com o modelo disponibilizado no site.
  • Certificar-se de que na versão de submissão do seu trabalho não seja possível identificar autor(es) e/ou instituições. Se necessário, substitua os Nomes por ***** para manter o sigilo no processo de avaliação. Após a aprovação de seu artigo, você deverá SUBSTITUIR a versão de submissão pela versão definitiva para publicação. Só então deverá aparecer o(s) nome(s) no artigo. Fazer o Upload do trabalho em PDF.
  • O sistema não aceitará o envio em outro formato. Para ser publicado e apresentado no evento, seja artigo ou relato de experiência, pelo menos um autor deverá estar inscrito no evento.
  • Somente receberá certificado de apresentação de trabalho o autor que estiver devidamente inscrito e realizar a apresentação.    

5- Links para Submissão dos trabalhos

Processo de Avaliação

 

Todas as submissões, tanto para a modalidade ‘Artigo Acadêmico’ quanto para a ‘Relato de Experiência’, serão encaminhadas para a avaliação por pares. Os textos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois pesquisadores que compõem o Comitê de Avaliadores Ad Hoc da UniRede, de reconhecida relevância acadêmica no sistema  “duplo-cego”, em que o sigilo dos autores e dos revisores é garantido. Tendo em vista que, em diversas situações, a manutenção do sigilo dos autores fica inviável pela descrição do tema da pesquisa, a submissão não será indeferida caso os autores possam ser identificados indiretamente. Cabe ressaltar, entretanto, que é altamente recomendado que se evite qualquer detalhe que permita a quebra de sigilo.

Os autores receberão o comunicado de deferimento ou de indeferimento da submissão do seu trabalho.

 

Critérios de Avaliação (Artigo Acadêmico)

 

  • Legibilidade: estruturação do trabalho, clareza e objetividade na formulação da escrita.
  • Relevância: o trabalho deve tratar de tema de justificada relevância para o contexto da modalidade a distância e aprofundamento de estudos na área.
  • Aderência à temática do evento: o trabalho deve estar em consonância com uma das trilhas temáticas do evento.
  • Fundamentação teórica: o trabalho deve apresentar quadro teórico consistente e relevante articulado à metodologia de pesquisa, análise e interpretação dos resultados.
  • Adequação: consonância entre a metodologia utilizada para responder a questão da pesquisa, descrevendo claramente seus procedimentos e seus participantes.
  • Coerência: consonância entre a questão de pesquisa, a análise de dados e os resultados apresentados.
  • Conclusões ou considerações finais: o trabalho deve trazer dados e/ou reflexões que demonstrem e retomem o(s) objetivo(s) estabelecido(s) pelo tema, apontando para a ampliação de conhecimentos relacionados à Educação a Distância.
  • Referências: explicitação das fontes utilizadas, obedecendo às normas da ABNT.

 

Critérios de Avaliação (Relato de Experiência)

 

  • Legibilidade: estrutura e formulação da linguagem na apresentação das circunstâncias da experiência relatada.
  • Clareza: descrição do contexto, dos envolvidos, dos materiais utilizados, da situação-problema e do desenvolvimento dos fatos.
  • Relevância: o trabalho deve tratar de tema de justificada relevância para o contexto da modalidade a distância.
  • Aderência à temática do evento: o trabalho deve estar em consonância com uma das trilhas temáticas do evento.
  • Fundamentação teórica: o trabalho deve apresentar fundamentação teórica compatível e adequada à experiência relatada.
  • Conclusões ou considerações finais: Apresentação e discussão de reflexões, contribuições a partir do caso relatado.
  • Referências: explicitação das fontes utilizadas, obedecendo às normas da ABNT.

 

Após o processo de avaliação, o resultado será comunicado aos autores, que terão prazo, conforme cronograma, para apresentar recurso a ser julgado pelo Comitê Científico.

Os autores de trabalhos aprovados deverão realizar, quando indicado, correções obrigatórias, devidamente identificadas pelos avaliadores ad hoc, e enviar a versão final no prazo estabelecido no cronograma, contendo o nome dos autores e de suas respectivas instituições. Artigos recusados não poderão ser reapresentados.

 

Publicação nos Anais

Os trabalhos aprovados e apresentados durante o evento serão publicados nos Anais do XV ESUD / IV CIESUD, independentemente de sua modalidade ou forma de apresentação.

 

Publicação em Periódico

Os artigos que apresentarem grau de excelência, conforme entendimento dos avaliadores ad hoc, serão submetidos à avaliação para publicação na Revista de Educação a Distância da UniRede (EmRede).

 

Política de Acesso Livre e Publicação

Os artigos serão disponibilizados on-line, sem restrição de acesso, para leitores cadastrados. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho. Cabe registrar, no entanto, que uma condição para a publicação é que o trabalho seja distribuído sob a Licença– Creative Commons Attribution. Com essa licença, os leitores são livres para imprimir, compartilhar e distribuir o trabalho, desde que respeitem os direitos autorais; devem, evidentemente, sempre realizar a citação conforme as normas da ABNT ou similar, contemplando a menção ao autor e ao evento.

 

ISSN

Os Anais do evento são uma publicação seriada, anual, identificada pelo Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN): 2237-5996.

Cronograma de datas

 

06 de Junho – Lançamento da Chamada de Trabalhos

20 de Junho a 10 de agosto – Período para Submissão dos Trabalhos

28 de Setembro – Divulgação dos Trabalhos aceitos para publicação

01 e 02 de Outubro – Período para Submissão de Recursos

06 de Outubro – Resultado dos Recursos

10 de Outubro – Submissão da versão final dos trabalhos aprovados

20 a 23 de Novembro – Realização do XV ESUD e IV CIESUD

Realização

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